Roraima

Banner Carros Estadao

Igarapé transborda e compromete ponte após fortes chuvas, na zona Oeste de Boa Vista

Por Redação 19/05/2022 às 18:53:25
Ponte fica na rua JT-10, no igarapé Wai, divisa entre os bairros Jardim Olímpico e Jóquei Clube, na zona Oeste. Ponte se rompe após fortes chuvas no Jardim Olímpico

Uma ponte ficou com a estrutura comprometida após as fortes chuvas da madrugada dessa quinta-feira (19), em Boa Vista. O acesso fica na rua JT-10, no igarapé Wai, divisa entre os bairros Jardim Olímpico e Jóquei Clube, zona Oeste.

Além dessa ponte, outras duas, também no Jardim Olímpico, transbordaram, segundo o social media Leandro de Sousa, de 21 anos, que é morador do bairro. O jovem afirma que a ponte da rua JT-10 foi a que ficou em pior situação. Além disso, a estrutura era a única passagem de ônibus para a região.

"A água arrastou as duas vigas de sustentação da parte de cima e 'amoleceu' as do meio, e arrastou as madeiras. Tentei passa por lá e estava tudo solto", disse Leandro.

Imagens mostram ruas do bairro Jardim Olímpico completamente alagadas

Arquivo Pessoal/Leandro de Sousa

As fortes chuvas também deixaram as ruas do bairro de baixo d'água. Vídeos feitos por Leandro mostram ruas alagadas, fortes correntezas passando pelas vias e calçadas completamente debaixo d'água. (Veja o vídeo acima).

Em nota, a prefeitura de Boa Vista informou ao g1 que, "em relação as pontes localizadas no bairro Jardim Olímpico, devido ao grande volume de chuva, houve o transbordamento do igarapé, mas o nível já baixou, e as três pontes não apresentam problema na estrutura", embora o morador afirme que a ponte ficou com a estrutura comprometida.

Ainda de acordo com Leandro, não foi a primeira primeira vez que o igarapé da ponte transbordou. A estrutura exista há mais de 20 anos. De acordo com ele, a correnteza sempre arrasta o único acesso de transporte público do bairro.

"Sempre que chove, que tem enchente, uma parte da ponte é levada com a água, a prefeitura vem e conserta. Teve uma época em que os próprios moradores das casas consertaram a ponte por conta própria, pregando as madeiras de volta. Toda a vez é isso".

Ele disse, ainda, que a cheia do igarapé já chegou a invadir casas. "Colocaram um bueiro pra passar o igarapé e tem asfalto por cima. Só que a parte depois do asfalto é baixa, então as duas partes alagaram porque o igarapé transbordou. Ele alaga as casas e interdita a pista. Os carros que passam ficam todos alagados, hoje a água deu na até a canela", conta o morador.

"Todo mundo fica ilhado dentro do bairro, não tem para onde a água escoar e muitos moradores ficam com a casa inundada. O bairro todo tem partes bem baixas, aqui em casa mesmo alagava muito. Todo mundo fica ilhado pois não tem como passar nada".

Para Leandro, a situação é revoltante. Ele cobra providências definitivas não só para a ponte, mas também para o escoamento da água.

"A ponte só é consertada e nunca tem uma solução definitiva para essa situação. Os moradores bairro sofrem muito com isso, a gente chama as autoridades, todo mundo fala que vai resolver e não acontece nada, e toda a vez que chega o período de chuva passamos por esse transtorno e é revoltante".

Em todo o estado, entre essa terça-feira (17) e quarta-feira o volume de chuva foi de 193mm, sendo 98,9mm na terça e 94,1mm nesta quarta. Em todo o mês de maio, já choveu 341,8mm quase o total dos 347mm previsto para todo o mês, segundo a Defesa Civil estadual.
Comunicar erro
Comentários
Ou?a nossa r?dio em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads radiosaovivo.netcxradio.com.br--------  radiosaovivo.net --------Submit Express